Top 16: Filmes sobre o Holocausto

27 de janeiro é datado como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Foi este o dia em que tropas soviéticas libertaram os prisioneiros do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polônia. Um dia para não esquecer as vítimas do regime nazista, onde seis milhões de judeus, mas também milhares de ciganos e homossexuais foram mortos.

A Segunda Gerra Mundial tornou-se tema de diversos filmes e a importância do cinema na denúncia destes crimes deve ser reconhecida. Os eventos e os campos de concentração foram bem retratados em filmes e documentários.

Selecionamos 16 destes filmes que retratam essa época negra da nossa história.

 

16. A Vida é Bela (La vita è bella, 1997)

20387532

O longa italiano foi aclamado pelo público, mas criticado pelos ortodoxos por tratar do Holocausto de uma forma mais performática do que austera. Ainda assim, escancara para o espectador as tragédias nos campos de concentração.  A Vida é Bela  é uma espécie de fábula trágica. A atuação de Roberto Benigni como Guido, um pai com força extraordinária para salvar o filho da morte e da realidade da guerra, garantiu-lhe um Oscar de Melhor Ator.

 

15. O Homem do Prego (The Pawnbroker, 1964)

o-homem-do-prego-1

Foi um dos primeiros filmes a tratar do trauma causado aos sobreviventes do Holocausto. Rod Steiger  é um operador de uma casa de penhores em Nova York, atormentado pelas lembranças dos campos de concentração. Com ótima direção de Sidney Lumet.

 

14. Bent (Bent, 1997)

bentmisc2

Clive Owen interpreta um gay levado a um campo de concentração e que tenta esconder sua homossexualidade usando uma estrela amarela, que era a forma de identificar judeus, em vez do triângulo rosa usado para marcar os homossexuais. Mas lá ele se apaixona por Horst, um prisioneiro que usa com orgulho seu triângulo rosa.

 

13. O Refúgio Secreto (The Hiding Place, 1975)

725351

O filme conta a história real de uma família cristã holandesa que decide esconder judeus e membros da resistência num pequeno esconderijo em sua casa, até serem descobertos e levados a um campo de concentração. O filme escorrega um pouco na questão cristã, mas foi um dos primeiros a mostrar dramaticamente os campos de concentração.

 

12. Filhos da Guerra (Europa Europa, 1990)

Solly_europa_europa

Solomon Perel se safa dos campos de concentração, escondendo sua ascendência judaica e se alistando na juventude hitlerista, como exemplo de perfeito ariano. Brilhante filme da polonesa Agnieszka Holland.

 

11. Os Falsários (The Counterfeiters, 2007)

os_falsarios_2007_g

A história real da maior operação de falsificação de todos os tempos, promovida pelos nazistas em 1936. O final do filme foi criticado e classificado como simplório por alguns, mas a atuação de Karl Markovics no papel de Salomon impressionou e foi aclamada pela crítica e pelo público. Seu personagem procura sobreviver a qualquer custo e para isso, ele usa algumas táticas de dar arrepios.

 

10. Um Ato de Liberdade (Defiance, 2008)

defiance03

A adaptação da história real contada por Nechama Tec em seu livro Defiance: The Bielski Partisans, o filme mostra a saga de três irmãos judeus, Tuvia Bielski, Zus Bielski e Azael Bielski, que fogem da perseguição nazista e se escondem na floresta. De início eles apenas pensam em sobreviver, mas à medida que seus atos de bravura se espalham diversas pessoas passam a procurá-los, em busca de liberdade.

 

9. Operação Valquíria (Valkyrie, 2008)

operaçao valquiria

O filme conta a história real de um coronel alemão que se opõe ao nazismo e planeja um atentado contra Adolf Hitler. Claus von Stauffenberg passa alguns anos tentando persuadir outros militares a participar da ação e com o apoio de oficiais não pertencentes à SS, planta uma bomba onde o führer fazia um discurso. Obviamente, Hitler não morreu, mas a conspiração continuou e ficou conhecida como Operação Valquíria, que foi um dos 15 planos elaborados por militares alemães para assassinar Hitler.

 

8. O Trem da Vida (Train Of Life, 1998)

tremdavida1

O Trem da Vida mostra a trajetória de moradores de uma aldeia judia do leste europeu que, ao saberem da aproximação dos nazistas, fogem de trem para a Rússia. Para passarem despercebidos pelos alemães, fingem que foram capturados pelo exército de Hitler e estão a caminho de um campo de concentração. A bordo, há os capturados, os oficiais da SS disfarçados, a tripulação. A farsa se transforma em cruel realidade quando os passageiros começam a se comportar como os personagens que interpretam.

 

7. Cinzas de Guerra (The Grey Zone, 2001)

cinzas-da-guerra6

Se caminhar em direção à câmara de gás é uma tortura, imagine levar seus próprios pares para a morte. É o que fazia um grupo de judeus nos campos de concentração, os Sonderkommandos. Além de conduzir seus companheiros, tinham que levar seus corpos para a fornalha. Cinzas de Guerra relata os conflitos que esses homens viviam – até se rebelarem, em Auschwitz. É a história real do único levante ocorrido no pior campo de extermínio da Segunda Guerra Mundial.

 

6. O Pianista (The Pianist, 2002)

pianista

O diretor Roman Polanski é um sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Judeu, fingiu ser católico no interior da Polônia para escapar dos nazistas. Mas não é sua a história que ele conta no filme. Polanski fala de Wladyslaw Szpilman, um pianista que foge de um gueto de Varsóvia, na Polônia, antes de ser levado para algum campo de concentração. Os guetos eram áreas criadas pelos nazistas para isolar a população judaica. No começo da fuga, o pianista consegue ajuda, mas com o prolongamento da guerra, arrasta-se por prédios abandonados, sem comida nem perspectivas.

 

5. A Queda - As Últimas Horas de Hitler (Dowfall, 2004)

La chute Der Untergang 2005 réal:Oliver Hirschbiegel Bruno Ganz

O filme não fala necessariamente do Holocausto, mas mostra o suicídio de quem o liderou. A Queda revela um pouco da personalidade de Adolf Hitler, que persegue seus objetivos cegamente, e alguns de seus seguidores. O foco principal são os últimos 10 dias do ditador, visivelmente alterado, em um bunker de Berlim. Assim como o führer, muitos nazistas cometeram suicídio quando souberam que haviam perdido a guerra, com a chegada dos soviéticos à capital alemã.

 

4. O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas, 2008)

o-menino-do-pijama-listrado

O Menino do Pijama Listrado é sobre a amizade entre dois meninos de oito anos que vivem separados por uma cerca eletrificada. Bruno é filho de um oficial nazista e Shmuel é o garoto com o pijama listrado, preso em um campo de concentração. Ingênuo, Bruno acha que aquela gente que vive do outro lado da cerca é camponesa, mas não entende o motivo de tanta infelicidade, muito menos da roupa listrada que seu amigo veste. As conversas com Schmuel mostram a ele o que realmente acontece do lado de lá do arame farpado e põem fim à sua ilusão.

 

3. Noite e Neblina (Nuit et Brouillard, 1955)

Sem título4

Um dos mais importantes documentos da história do cinema, realizado em 1955, a partir de um convite do Comitê da História da Segunda Guerra ao cineasta Alain Resnais, para a comemorar o aniversário de libertação dos campos de concentração. As imagens, ora coloridas ora em preto e branco, foram as primeiras que tangibilizaram o Holocausto e chocaram o mundo.

 

2. O Diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank, 1959)

8301_diario-anne-frank

O diário de uma garota de 13 anos durante a Segunda Guerra Mundial foi uma das provas mais concretas do temor pelo qual passaram os judeus naquela época. Anne Frank e sua família se esconderam durante dois anos com medo de serem levados a um campo de concentração. Sua última frase foi escrita em 1º de agosto de 1944. Três dias depois, os alemães prenderam toda a família. Anne morreu de tifo em março de 1945, num campo de concentração.


1. A Lista de Schindler (Schindler’s List, 1993)

A Lista de Schindler

A Lista de Schindler é um  dos projetos mais pessoais do cineasta judeu-americano Steven Spielberg. O filme conta a história real de Oskar Schindler, um industrial alemão que negociava com os nazistas a utilização de trabalhadores judeus em sua fábrica, poupando-os de serem levados para os campos de concentração. A atmosfera em preto e branco imprime ao filme o terror do qual aqueles judeus foram poupados e a tensão pela qual passou Schindler. Clássico sobre o Holocausto, ganhou sete estatuetas do Oscar em 1994, entre elas o de Melhor filme e Diretor.

About these ads

9 Respostas para “Top 16: Filmes sobre o Holocausto

  1. Eu acrescentaria mais um filme, “Matemática do Diabo”, com Kirsten Dunst e Brittany Murphy, muito bom também. Agora se tratando de documentários, o melhor de todos é o “Rompendo o silêncio” de Steven Spielberg.

  2. tembem tem um filme “triangulos roxos”, conta a historia das testemunhas de jeova, nos campos de concentraçao. nao foi apenas judeus, ciganos, homoxesuais, tambem tinha as testemunhas de jeova.

  3. Oi tudo bem existe um filme que conta a história de um garoto que vivia na Polônia ele perde umas das vistas depois que ele ataca um soldado alemão sua família é deportada para os campos de concentração mas depois ele encontra seu pai na resistência do Gueto, logo depois o pai dele tb morre, resumindo passado a guerra ele constrói outra família na França, só que a família dele morre por causa de um incêndio, assiste esse filme na TV aberta a uns quinze anos atrás mas não consigo lembrar o nome dele se alguém puder me ajudar agradeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s